9 Abril, 2020 0 comment

Seal Group – Liderar à DISCtância

Sempre defendemos que a liderança é uma atitude que pode ser exercida independentemente da nossa posição ou do ambiente. É a atitude pela qual conquistamos a credibilidade e o respeito do nosso círculo pessoal ou profissional através da nossa contribuição e dos nossos valores. Neste artigo, queremos partilhar algumas dicas fornecidas pelo modelo DISC para que se possa exercer uma liderança eficaz na gestão de equipas e colaboradores à distância, em tempos de teletrabalho.

 

Uma vez que os valores éticos adequados à liderança e gestão das equipas estão presentes, é importante prestar atenção ao nosso estilo e à versatilidade enquanto líderes. Nem todos os elementos da nossa equipa necessitam de ser liderados da mesma forma.

O modelo DISC facilita a compreensão do nosso estilo comportamental e do estilo dos nossos interlocutores, ajudando-nos a tratar e comunicar com cada pessoa como ela precisa ser tratada. Geralmente, lideramos adequadamente as pessoas que correspondem ao nosso estilo, devemos contudo fazer um esforço para modificar o nosso estilo e adaptar ao de outros.

DISC é o acrónimo para as palavras Decisão, Influência, Serenidade e Cumprimento. São quatro fatores que estabelecem as nossas prioridades e se refletem no nosso comportamento.

D – Decisão

As pessoas que se comportam com preferência pelo fator D concentram-se em enfrentar Desafios e resolver problemas. São perfis orientados para os objetivos e para as tarefas necessárias para alcança-los.

– Mostram-se firmes, enérgicos, decisivos, rápidos, corajosos, arriscados e determinados.

– Necessitam de liberdade de movimento, visão de futuro, pouca supervisão, ter claro quais os objetivos e autonomia para decidir como alcançá-los, que lhes falem de forma direta e franca. Gostam de ser valorizados pelos seus resultados.

– Ficam desmotivados com supervisão e controlo excessivos, com extensas comunicações e desvios, com a sensação de perda de tempo, com a pressão dos processos ou com uma chefia autoritária.

Conselhos em teletrabalho: permita que eles entrem em contacto consigo quando necessário, mostre a sua confiança neles, não os sujeite a controlo se estiverem a cumprir os objetivos, entre em contacto para tópicos específicos de forma rápida e concisa. Forneça feedback sobre os resultados e ajude-os a prestar atenção ao seu ritmo.

I – Influência

As pessoas que se comportam dando preferência ao fator I concentram-se na Interação, comunicação e influência. São perfis orientados a alcançar objetivos por meio de relacionamentos interpessoais.

– Mostram-se comunicativos, persuasivos, convincentes, seguros, amistosos, otimistas e felizes.

– Necessitam de interagir, comunicar, socializar, inovar, liberdade de ação, entusiasmo pelo futuro, apreço pelo seu modo de ser, cuidam da imagem.

– Ficam desmotivados com a falta de comunicação, não poder expressar as suas opiniões, excessiva atenção aos detalhes, tarefas rotineiras, excesso de formalismo ou uma chefia distante.

– Conselhos em teletrabalho: Reserve bastante tempo quando conversar com eles, não se concentre imediatamente no trabalho, deixe-os falar sobre como estão a viver a experiência, facilite a interação com outras pessoas, deixe-os inovar o máximo possível. Dê-lhes feedback sobre as suas habilidades pessoais e ajude-os a definir prioridades.

S – Serenidade

As pessoas que se comportam dando preferência ao factor S concentram-se na Serenidade, em manter um ambiente estável e previsível, evitam mudanças no ambiente e nos ritmos. São perfis orientados aos processos e às pessoas neles envolvidas.

– Mostram-se tranquilos, pacientes, previsíveis, amigáveis, sistemáticos. Às vezes, são resistentes à mudança se não entenderem os motivos.

– Necessitam de sentir-se seguros, confiar num líder e num projeto, formar parte de uma equipa, feedback frequente, uma chefia próxima.

– Ficam desmotivados com mudanças não estruturadas e fundamentadas, falta de coesão da equipa, falta de processos bem definidos, ritmo excessivamente rápido ou chefe disperso com frequentes mudanças de opinião.

– Conselhos em teletrabalho: Comunicação diária, mostrando interesse tanto no trabalho como na pessoa, ouça-os com atenção e empatia. Respeite o ritmo deles, verifique com eles o processo de trabalho. Explique os motivos das mudanças. Dê-lhes feedback pela sua lealdade e compromisso. Ajude-os a sair da zona de conforto.

C – Cumprimento

As pessoas que se comportam dando preferência ao fator C concentram-se em regras e procedimentos. Baseiam-se em dados, provas e evidências. Procuram a qualidade no trabalho. São perfis orientados para o processo e as tarefas que o compõem.

– Mostram-se distantes, mas cordiais, firmes, calmos, analíticos, lógicos e reflexivos. Muito perfecionistas, cumprem com as normas.

– Necessitam de ter clareza sobre o que é esperado deles, argumentam com base em precedentes ou dados objetivos, altos padrões de qualidade, procedimentos perfeitamente definidos.

– Ficam desmotivados com mensagens vagas ou pouco claras, não conformidade com diretrizes pré-estabelecidas, conversas fora do contexto profissional ou emocionalmente excessivas, um chefe excessivamente objetivo que salta procedimentos sem argumentar os motivos.

– Conselhos em teletrabalho: Comunicações breves e concisas focadas no tópico em questão, expectativas bem definidas para o seu trabalho, respeito pelo seu ritmo. Combine como devem ser as comunicações durante os períodos de teletrabalho e cumpra o acordado. Dê-lhe feedback pela sua organização e qualidade das suas tarefas. Ajude-o a evitar o «bloqueio por análise».

Consegue identificar o fator DISC preferencial dos seus colaboradores?

Como pode melhorar o seu estilo de liderança à distância?

A maior responsabilidade de um líder numa equipa deve ser contribuir para o desenvolvimento dos seus colaboradores sem nunca esquecer o próprio desenvolvimento, bem como o desejo de melhoria constante.

Vamos aproveitar as oportunidades para crescer e melhorar como líderes!

 

»» Angeles Gris é consultora Seal Group | DISC Training & Research, Fundadora da Discovery Talent (Espanha). O Seal Group acredita que o desenvolvimento do talento individual e da performance nas organizações assenta numa base de conhecimento e inovação. Assim, apresenta soluções integradas e únicas, baseadas no contributo multidisciplinar de um conjunto de entidades internacionais reconhecidas em cada uma das áreas core da sua oferta, unidas pela missão comum de desenvolver o potencial humano nos vários contextos organizacionais.