29 Maio, 2017 0 comment

Dopamina: a hormona da felicidade

A dopamina é um neurotransmissor libertado pelo cérebro que desempenha, entre outros, o papel de “hormona da felicidade“.

Este neurotransmissor ativa diferentes áreas do cérebro, áreas que estão envolvidas no chamado “sistema de recompensa”.

Um dos principais especialistas sobre a temática da dopamina, Prof. Wolfram Schultz – (Neurocientista da prestigiada Universidade de Cambridge) descobriu nas suas experiências de condicionamento comportamental com macacos que não era a recompensa em si, que o macaco recebia após o exercício bem executado(neste caso uma banana), que libertava dopamina no macaco, mas sim o período imediatamente antes  de receber a recompensa. Podemos assim afirmar que a dopamina é a antecâmara da felicidade.

Assim que os macacos se acostumaram por completo aos exercícios e respetivas recompensas, a libertação da dopamina cessou completamente. Apenas quando a recompensa era superada pelo aumento da quantidade de bananas, o cérebro do macaco reagia e aumentava novamente de forma significativa a produção da dopamina.

Traduzido para os seres humanos isto significa que as emoções desencadeadas por causa da expectativa da felicidade são sempre acompanhadas pelo aumento da produção da dopamina.

Download notícia completa